Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
BACK

Como montar um e-commerce? Veja aqui os primeiros passos para a sua loja virtual

Como montar um e-commerce? Veja aqui os primeiros passos para a sua loja virtual
Cícero Souza
Mar. 5 - 9 min read
000

A necessidade de adaptação ao digital e migração em massa de pequenos negócios para o comércio eletrônico contribuem para o aumento considerável deste segmento. Já são mais de 1,3 milhão de lojas online. 

Para ajudar os nossos leitores, interessados em abrir seu negócio virtual, criamos um passo a passo aos iniciantes. Vamos lá! 

 

1 – Sua empresa em dia

O melhor caminho para que todas as etapas funcionem bem é garantir que sua empresa esteja regularizada: 

- CNPJ aberto de acordo com sua área de atuação 

- Contrato social com a Junta Comercial da sua região

- Conta bancária Pessoa Jurídica 

- Impostos e taxas pagos em dia

O apoio de uma assessoria contábil é fundamental. Eles conseguem orientar sobre todos os tramites legais até a emissão da nota fiscal corretamente. Busque uma empresa de contabilidade experiente e disposta, isso fará muita diferença. 

 

2 – Rascunhe a estrutura da loja

Coloque no papel a estrutura de como você gostaria que a sua loja virtual fosse, levando em consideração os departamento e as categorias de cada departamento. Monte como se fosse um organograma, isso pode facilitar o processo. 

Vamos usar aqui um exemplo de uma loja de roupas. 

CATEGORIA DE NÍVEL 1 / DEPARTAMENTOS: 

Acessórios / Bermudas / Calçados / Calças / Camisas / Saias
 

CATEGORIA DE NÍVEL 2:
Considere uma categoria de nível 1 e liste os itens dela. Exemplo para Acessórios

Anéis / Brincos / Correntes / Pingentes / Pulseiras 
 

CATEGORIA DE NÍVEL 3: 

Considere uma categoria de nível 2 e liste os itens dela. Exemplo para Anéis

Bijouteria / Ouro / Prata

 

3 – Liste os produtos da sua loja

Comece a planilhar os produtos da sua loja. Mesmo que você ainda não tenha todos no momento, faça um exercício de projeção dos itens. Esta etapa ajuda a revisar a primeira etapa, garantindo que a estrutura do site esteja completa. Ainda não será necessário buscar todos os dados de cada produto (código, cor, tamanho, descrição etc), mas saiba que em etapas a seguir isso será obrigatório. 

 

4 – Escolha a plataforma 

Existem plataformas prontas para colocar a sua loja no ar, sendo necessário pagar uma mensalidade, porém, para nossa sorte, os planos costumam ser acessíveis, de acordo com o tamanho do negócio e produtos a serem cadastrados. Algumas plataformas: Loja Integrada, Tray, NuvemShop e Shopify

Pesquise a que mais se encaixa no que você procura em relação a preço, usabilidade ou indicação de quem já teve uma experiência positiva. Veja as integrações possíveis com outras ferramentas (ERP, pagamentos online, opções de frete etc.). 

Dentro dela, você poderá escolher um tema para a sua loja, ele será o design que seus clientes verão ao entrar. O tema pode ser gratuito ou pago. Eleja o que mais transmite a cara que você gostaria de dar ao seu negócio e que atende ao desenho / organograma que você fez no passo 2. 

As próximas etapas podem variar de acordo com a plataforma escolhida, porém, tudo costuma ser parecido no final. 

 

5 – Compre o domínio (o endereço da sua loja na internet)

Caso ainda não tenha, compre o domínio da sua loja, normalmente o nome fantasia do seu negócio. Dê preferência pelo domínio .com.br, isso dá mais credibilidade. 

Compre também o certificado de segurança SSL, que é o que deixa seu site realmente seguro para o seu cliente e para você. Normalmente, a compra deste item fica disponível dentro da plataforma, assim o seu site ficará com aquele ícone de cadeado fechado (https). 

 

6 – ERP – seu gerenciamento financeiro

É um sistema de gestão que integra os processos dentro de uma empresa. Também é pago mensalmente, com planos de acordo com sua necessidade. No caso do e-commerce, ele vai ajudar a, principalmente, emitir as notas fiscais. Sua contabilidade poderá lhe orientar sobre as que eles recomendam, mas leve em consideração que a escolha também deve se basear na integração direta com a plataforma de loja virtual escolhida. Um exemplo: o ERP Bling tem integração com a plataforma Tray, sendo assim, a cada venda bem sucedida (pagamento efetivado), você terá os dados automaticamente para a emissão da nota fiscal, facilitando o processo. 

O ERP integrado também consegue puxar para ele os produtos cadastrados em sua loja, com todas as informações cadastradas (nome, estoque, valor etc.). Porém, há um dado que possivelmente será solicitado na hora de emitir a nota, na plataforma ERP, que é o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul): toda mercadoria que circula no Brasil deve ter esse código. Sua contabilidade pode lhe ajudar nessa etapa, depois da integração feita é recomendado inserir o NCM em cada produto da loja no ERP, para garantir mais rapidez na emissão da nota. 

São diversas possibilidades de gestão dentro da ferramenta de ERP, portanto, para usufruir de tudo e aproveitar o melhor dela, converse com os representantes do ERP escolhido. Sua contabilidade também usará a ferramenta para extrair o que é preciso para fazer o trabalho deles. Algumas das ferramentas: Bling, Tiny, Conta Azul e Totvs. 
 

7 – Solução de pagamento online

Normalmente, ao selecionar a plataforma de e-commerce, o sistema de pagamento online será indicado, os que têm integração direta. Ele vai lhe auxiliar a garantir formas de pagamento diversas aos consumidores e o seu recebimento. O pagamento desse sistema pode ser previamente visto, sendo uma porcentagem sobre o valor pago pelo cliente, de acordo com a forma escolhida. Por exemplo: pagamento em cartão de crédito tem uma taxa pré-estabelecida, boleto bancário tem outra taxa. Você receberá na sua conta o valor com o desconto. Quem trabalha com maquininha de cartão está mais acostumado com isso. 

Busque saber mais sobre as taxas e vantagens de usar o sistema de pagamento online. Tenha em mente que, para receber o dinheiro dos pagamentos feitos pelos seus clientes, você deve solicitar uma transferência bancária para a sua conta jurídica, dentro do próprio sistema. Já existe sistema de pagamento que funciona como conta corrente, o que também pode facilitar o seu dia a dia. 

Nas configurações, você cadastrará os dados gerais da empresa, inclusive sua conta bancária PJ. 

Algumas opções: Yapay, PagSeguro. PayPal e MercadoPago. 

 

8 – Monte sua loja

Depois de escolher a plataforma e as ferramentas de apoio citadas aqui, é a hora de montar a loja. As etapas serão: 

- Apresentação da sua empresa. Descreva o seu negócio de acordo como você quer ser visto e quais são os seus diferenciais. 

- Cadastro de categorias, produtos, cores, variações etc. Leia os manuais disponíveis na plataforma escolhida para conseguir cadastrar tudo que é necessário. Elas fornecem a possibilidade de subir os produtos por planilha, o que agiliza o cadastro. Assim ficará mais fácil de cadastrar vários produtos. Atente-se também às imagens dos produtos, existem regras de tamanho. 

- Páginas da loja: é obrigatório dispor ao seu consumidor textos explicativos sobre os termos de segurança, métodos de pagamento, informações sobre como fazer a troca de produtos, formas de contato e as formas de entrega disponíveis. 

- Configure o frete. Conte com o apoio do suporte da plataforma para cadastrar as informações de Correios e transportadoras disponíveis. 

- Crie banners bonitos e que estejam dentro de sua estratégia de vendas. Ter um designer para lhe auxiliar nesse processo é importante, porque sua identidade visual deve estar bem definida e comercial. Além dos banners, aproveite todos os recursos visuais disponíveis, de acordo com o tema escolhido (template da loja). 

- Coloque sua loja no ar e comece a vender! Use estratégias de Marketing para alcançar o público desejado. Estude o seu mercado e como atingir o perfil preterido com anúncios online (redes sociais e plataformas de busca. 

- Estude e acompanhe as tendências do e-commerce, para se manter atualizado e usufruir o melhor das novidades. 


---

Se você chegou até esta etapa da leitura, significa que realmente está buscando fazer a sua empresa despontar na internet. Este artigo está baseado em experiências reais, por isso, esperamos que estas dicas lhe ajudem nesse início de caminhada.


Report publication
    000

    Recomended for you